quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Reurbanizar as áreas ao redor dos trilhos é possível


São Paulo, 15 de setembro de 2010 - O interesse pela população e pelas áreas urbanas ao redor das linhas de trens e metrôs da cidade de São Paulo foi o tema do debate “Reorganização Urbana pela Integração das Políticas Públicas”, coordenado por Ailton Brasiliense Pires, da ANTF (Associação Nacional dos Transportes Ferroviários), que ocorreu na tarde de ontem, 14 de setembro de 2010, durante a 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Luís Oliveira Ramos, chefe da Assessoria Técnica de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, compareceu representando o Secretário Miguel Bucalem. Ramos mostrou exemplos de Operações Urbanas, projeto em que áreas ao redor de linhas de trens e metrôs da cidade de São Paulo são recuperadas e revalorizadas. Ele deu ênfase na linha Lapa - Brás, que é uma área com potencial para ser reestruturada, uma vez que é um espaço de hiato entre a ferrovia e o rio Tietê. Mas os projetos de operação urbana só terão viabilidade se tiverem PPP (Parcerias Público-Privadas).
Outra área com grande potencial é a Operação Urbana Mooca - Vila Carioca, que conecta a Zona Leste da cidade de São Paulo à Oeste. É uma área de interesse por ter sua localização próxima ao centro, à saída para a região do ABC e para o litoral paulista. Já na área denominada de Nova Luz, há o interesse em recuperar e valorizar imóveis da região. Há também a intenção de criar Zonas de Interesse Social, para atender população de baixa renda.
Alberto Epifani, diretor de Planejamento da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), mostrou um vídeo com uma projeção do que será feito no entorno da região da linha Lapa - Brás. Comentou, também, sobre os benefícios gerados pela CPTM para melhorar o transporte sobre trilhos nas 39 cidades atendidas pela empresa. Segundo Epifani, as novas políticas da companhia visam a sustentabilidade através da integração de quatro fatores: urbanístico, econômico, ambiental e social. “As configurações de cada estação deve ser pensada de forma individual, uma vez que a mesma região pode agregar várias características distintas. Uma meta atual é que todas as estações tenham a certificação ambiental adquirida pela estação Suzano”.
Por fim, José Aurelio Rojo Garrido, secretário Geral da ALAMYS, citou exemplos projetos de sucesso na Europa, como o caso de Madri, Medelim e Valência. Em todos os casos, a reestruturação urbana melhorou o transporte intermodal nas cidades e a sustentabilidade ambiental, diminuiu custos e revitalizou a área urbana em torno dos trilhos, tornando algumas delas, inclusive, atrações turísticas.
A 16ª Semana da Tecnologia Metroferroviária ocorre de 13 a 16 de setembro no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, na R. Frei Caneca, 956, São Paulo.

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